Paranapiacaba
Sobre Paranapiacaba
A Vila de Paranapiacaba está localizada no município de Santo André, em São Paulo, envolta pela Mata Atlântica e pela névoa que costuma cobrir sua paisagem no meio do dia.
Por sua importância histórica e pelo sítio natural que a rodeia, foi tombada pelos órgãos públicos responsáveis pelo Patrimônio Histórico, nas esferas estadual, federal e municipal, em 1987, 2002 e 2003, respectivamente.
A prefeitura de Santo André a adquiriu da Rede Ferroviária Federal em 2001, no intuito de não só preservar o sítio histórico e cultural, mas também permitir que a população ali residente participe das decisões que a envolvem, promovendo geração de renda ligada ao turismo de forma ambientalmente sustentável.
Trata-se de uma Vila operária, construída pelos ingleses em 1860 para abrigar os operários da 1º ferrovia Paulista, a São Paulo Railway. A Estrada de Ferro que ligava Santos à Jundiaí operou no período de 1867 a 1946, sob administração inglesa, para escoar a produção cafeeira. Contribuiu para o desenvolvimento econômico da Província de São Paulo e do País.
Devido seu conteúdo histórico concebido pela importância da construção da ferrovia, a influência europeia nos projetos arquitetônicos do século IX, trazidos pelos ingleses, e a névoa que costuma cobrir a vila no meio do dia deixando no ar um clima europeu, Paranapiacaba tornou-se “polo de fotógrafos” profissionais e amadores.
Distribuídos em 300 casas, muitos dos moradores vivem em situação de desemprego e pobreza. Não reconhecem a importância de si no ambiente em que vivem e não se apropriam nem da história, nem do patrimônio natural e cultural da região.